O líder da federação do PS/Porto, Eduardo Vitor Rodrigues, manifestou hoje o seu apoio à candidatura de Pedro Nuno Santos à liderança do Partido Socialista, apontando a sua “abordagem aguerrida”.

Política PS

E duardo Vítor Rodrigues, que também assume a presidência da Área Metropolitana do Porto (AMP) e da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, disse à Lusa que apoia, a título individual, Pedro Nuno Santos, por considerar que demonstra “uma liderança, uma abordagem aguerrida aos problemas do país e experiência governativa”.

“E também por fazer acontecer, que é uma coisa importante, é que a minha opção é, desde o início, Pedro Nuno Santos”, referiu.

Eduardo Vítor Rodrigues ressalvou que esta é uma posição pessoal, dado que a federação ainda não tomou uma decisão final.

“A Federação ainda não tem uma posição final, mas acho que bastará olhar para o conjunto das concelhias que estão ao lado de Pedro Nuno Santos para se perceber que há um peso muito significativo à candidatura dele no distrito”, disse.

Contactado pela Lusa, o presidente da Federação de Braga, Frederico Castro, disse apoiar Pedro Nuno Santos. No distrito, já manifestaram apoio a Pedro Nuno Santos os líderes de 10 das 14 concelhias, designadamente Braga, Barcelos, Guimarães, Vila Nova de Famalicão, Esposende, Vizela, Vila Verde, Póvoa de Lanhoso, Celorico de Basto e Terras de Bouro.

Os líderes das concelhias de Fafe, Cabeceiras de Basto, Amares e Vieira do Minho apoiam José Luís Carneiro.

A Federação Distrital do PS de Vila Real não vai tomar toma uma posição oficial de apoio a qualquer dos candidatos a secretário-geral do PS, dando liberdade de voto aos militantes do distrito.

O presidente da Federação, Luís Machado, disse que enquanto militante do PS, apoia a candidatura de Pedro Nuno Santos.

Em Viseu, o presidente da Federação Distrital do PS, José Rui Cruz, apoia Pedro Nuno Santos, também a título pessoal. Contactado pela Lusa, o dirigente adiantou que ainda durante a presente semana se irá realizar uma reunião da direção, admitindo que a maioria adote a mesma posição de apoio a Pedro Nuno Santos.

No mesmo sentido, em Coimbra, o presidente da Federação, João Moura Portugal, apoia Pedro Nuno Santos a título individual. A Federação não irá tomar uma posição enquanto estrutura, adiantou o dirigente.

O presidente da Federação Distrital do PS de Viana do Castelo disse apoiar, também a título individual, o candidato Pedro Nuno Santos.

Esta estrutura vai reunir o secretariado e, no próxima semana, a comissão política, para discutir as eleições internas no PS.

Já em Castelo Branco, o líder da Federação, Vitor Pereira, disse que não haverá uma posição da estrutura, e que cada militante apoiará o candidato que entender. A título individual, manifestou o seu apoio a Pedro Nuno Santos.

No distrito de Santarém, não haverá tomada de posição oficial sobre as candidaturas a secretário-geral do PS. A título individual, o líder da Federação disse apoiar a candidatura de Pedro Nuno Santos.

As eleições diretas para a sucessão de António Costa no PS estão marcadas para 15 e 16 de dezembro — em simultâneo com a eleição de delegados — e o congresso está previsto para 06 e 07 de janeiro.

A Comissão Nacional do PS volta a reunir-se no sábado para definir o calendário eleitoral.

São candidatos declarados o ex-deputado e ex-ministro socialista das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, e o atual ministro da Administração Interna, José Luis Carneiro.

Leia Também: IL responde a PNS que radicais são os que condenam “país à estagnação”

Paris é sempre uma boa ideia. Reserve já desde 88€ ida e volta.

Os melhores encontros para apostar na nova semana

Todas as Notícias. Ao Minuto.

Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.

Descarregue a nossa App gratuita.

Recomendados para si