Elon Musk anunciou, esta quarta-feira, o lançamento da xAI, uma nova empresa focada em Inteligência Artificial (IA), cujos detalhes devem ser revelados na sexta-feira.

“O objetivo da xAI é compreender a verdadeira natureza do universo”, afirma a startup no seu site, sem dar mais detalhes. O site anuncia ainda uma sessão de perguntas e respostas na sexta-feira no Twitter para falar sobre a recém-criada empresa de IA.

No Twitter, Musk explicou que a ambição da xAI é “entender a realidade”. 

Tweet by @elonmusk – Preview not available https://twitter.com/elonmusk /status/1679164661869182976

A empresa foi formalmente estabelecida em Nevada em março, de acordo com o registo corporativo do estado, mas a equipa técnica está sediada na área de San Francisco, Califórnia. No momento do registo, Musk era listado como diretor da xAI.

A equipa da xAI, “liderada por Elon Musk”, de acordo com o site, é composta por especialistas em IA, incluindo alguns da OpenAI, criadora do ChatGPT, assim como da Google e da Microsoft.

Há vários meses, o multimilionário admitiu ter comprado uma grande quantidade de unidades de processamento gráfico (GPU), essenciais para o desenvolvimento de software de IA.

Numa entrevista em abril ao jornalista Tucker Carlson, na época apresentador da “Fox News”, Musk disse que planeava “criar uma terceira opção” entre os pesos pesados da IA, além da Microsoft/OpenAI e Google. Os dois gigantes tecnológicos desenvolveram as interfaces mais avançadas para a chamada IA generativa.